Tabelas
Tabela INSS - 2026
| Faixa | Salário de contribuição | Alíquota (%) | Parcela a deduzir |
|---|---|---|---|
| 1 | Salário mínimo: R$ 1.621,00 | 7,5% | ------ |
| 2 | De R$ 1.621,01 até R$ 2.902,84 | 9% | R$ 24,32 |
| 3 | De R$ 2.902,85 até R$ 4.354,27 | 12% | R$ 111,41 |
| 4 | De R$ 4.354,28 até R$ 8.475,55 | 14% | R$ 198,49 |
Valores máximos de desconto
• Valor máximo de desconto empregado: R$ 988,07
• Valor máximo de desconto empregador: R$ 932,31
Salário mínimo: R$ 1.621,00
Teto máximo do INSS: R$ 8.475,55
Cota de salário família: R$ 67,54 para o segurado com remuneração mensal não superior a R$ 1.980,38.
Tabela IRRF - 2026
A partir de Janeiro/2026
| Base de cálculo em R$ | Parcela a deduzir do imposto em R$ |
|---|---|
| Até R$ 5.000,00 | Isento |
| De R$ 5.000,01 a R$ 7.350,00 | Redução progressiva calculada pela fórmula: R$ 978,62 - (0,133145 × rendimento mensal). |
| Acima de R$ 7.350,01 | Sem redução adicional |
Importante
ACIMA DESTE TETO APLICAR A TABELA PROGRESSIVA DO IRRF NORMAL : VIGENTE MAIO/2025 A DEZ/2025
Período Maio/2025 a Dezembro/2025
| Base de cálculo em R$ | Alíquota % | Parcela a deduzir do imposto em R$ |
|---|---|---|
| Até 2.428,80 | Isento | 0,00 |
| De 2.428,81 até 2.826,65 | 7,5% | 182,16 |
| De 2.826,66 até 3.751,05 | 15,0% | 394,16 |
| De 3.751,06 até 4.664,68 | 22,5% | 675,49 |
| Acima de 4.664,68 | 27,5% | 908,73 |
Valores Máximos & Deduções
• Valor máximo de desconto por dependente: R$ 189,59
• Dedução Simplificada: R$ 607,20